internet 4g

Afinal o que é 4g?


A internet 3G começou a ser amplamente aceita no Brasil em 2009, graças a aparelhos como o iPhone e modem 3G, mas poucos meses após o triunfo das operadoras em finalmente impor essa tecnologia, a Anatel divulgou que deu início a criação das regras para a internet 4G.
A internet 4G é uma nova tecnologia que irá integrar a quarta geração de dispositivos para acesso a internet móvel, que promete aumentar em 180 vezes a velocidade atual, tornando os aparelhos 3G ultrapassados. Para entender o que isso significa, a internet 3G atual leva em média seis horas para baixar um arquivo com um gigabyte (considerando o uso de apenas uma parcela da velocidade máxima). Os dispositivos 4G deverão levar aproximadamente 2 minutos para baixar o mesmo arquivo, mas esses cálculos levam em conta apenas a velocidade prometida de conexão, na prática a velocidade varia muito e depende da intensidade do tráfego, distância do aparelho em relação à antena e contrato com a operadora.
Especialistas prevêem que as mudanças mais marcantes deverão ocorrer nos downloads, uma vez que com a internet 4G será possível assistir aos filmes de alta definição no momento em que eles estão sendo baixados, ou armazenar vídeos no computador no momento em que estão sendo captados pela câmera, dispensando assim a necessidade gravar e depois descarregar.
Outras mudanças importantes estarão ligadas ao uso dos próprios sites. Quantas vezes já escutamos reclamações sobre a internet 3G ser lenta ou funcionar mal nos veículos em movimento? Espera-se que a tecnologia 4G acabe também com essas reclamações, aliviando as centrais de 0800 das operadoras hoje. Sites desenvolvidos especialmente para dispositivos móveis também perderão parte da sua função, pois essa velocidade aliada aos sistemas de zoom como o existente no iPhone facilitarão a vida móvel.
A previsão é que os primeiros dispositivos com a tecnologia cheguem ao Brasil é antes da copa de 2014, já que grandes mudanças ainda precisam ser feitas na infra-estrutura para que tudo correspondesse com a velocidade teórica prometida, mudanças essas que incluem o gasto de muito dinheiro com fibra óptica para evitar ondas de reclamações como ainda ocorrem com relação ao 3G.
Outro problema que deverá levar um bom tempo para ser resolvido, é o desânimo das futuras provedoras do serviço, uma vez que existem grandes regiões no Brasil onde quase não existem consumidores para o produto ou a oferta de faixas de tráfego é pequena por estar sendo ocupada por transmissões televisivas analógicas. Sem falar no medo dessas empresas de investir em publicidade depois da crise de 2009.
Muitos obstáculos ainda precisam ser superados, e por isso não podemos esperar as vantagens da internet 4G tão cedo, mas fica a esperança de que a Anatel crie regras novas e aceitáveis para as faixas de tráfego e principalmente que as empresas se animem com essa possibilidade e parem de cobrar taxas abusivas por serviços de baixa qualidade.

Fonte: Yahoo
Previous
Next Post »